Thornton Waldo Burgess nasceu em 14 de janeiro de 1874, na pequena cidade de Sandwich, Massachusetts, EUA. Seu pai, Thornton, morreu no mesmo ano, o que deixou o bebê e a mãe, Caroline, dependentes da ajuda e favor de familiares para se sustentar.

Aos 10 anos de idade, Thornton (filho) já trabalhava após as aulas para ajudar a mãe com as finanças da casa, percorrendo as paisagens da pequena cidade rural para colher flores e frutas, pastorear vacas e fazer entregas.

Foi neste período, em meio aos campos e matas nativas, que ele se encantou com a natureza e conheceu os animais, plantas e cenários que comporiam suas histórias anos mais tarde.

Ele escreveu suas primeiras histórias infantis para o filho, Thornton Waldo Burgess III, quando este tinha 3 anos e fez uma viagem sozinho com as avós (a esposa de Burgess, Nina, faleceu de complicações no parto). Foram essas narrativas, de animais selvagens e da vida nos bosques e campos, que deram origem ao seu primeiro livro, Old Mother West Wind, e a uma carreira de grande sucesso como autor de histórias infantis.

Além dos mais de 70 livros publicados, Burgess escrevia histórias para uma coluna diária, de segunda a sábado. Tanto seus livros quanto colunas foram traduzidos para diversos idiomas e obtiveram sucesso internacional, fazendo com que as narrativas fossem adaptadas para outras mídias, inclusive para a televisão japonesa em formato de desenho animado e para o rádio pelo próprio autor.

Em 1963, aos 89 anos, Burgess sofreu uma hemorragia cerebral. Não querendo ser um fardo para ninguém, ele mudou-se para a casa de repouso Mary Lion Nursing Home, também em Hampden. Quando ligou para informar que estaria se mudando para lá, com sua humildade habitual, pediu para não se preocuparem muito com isso, apenas acrescentarem uma batata a mais na sopa.

Burgess morreu na noite de 5 de junho de 1965, aos 91 anos.

Hoje, o sonho de Burgess de um centro de ensino de natureza e conservação para crianças é mantido pela The Thornton Burgess Society, em Sandwich, que recebe visitantes de todas as idades para programações diversas ao longo dos 12 meses do ano. Clique aqui para conhecer e/ou ajudar!

 

Referências

BURGESS, Thornton. Now I Remember: Autobiography of an Amateur Naturalist. Little, Brown and Co., 1960

LEVINE, Louis. “Unforgettable Thornton W. Burgess”. Reader’s Digest, October/1967, p. 100-105.

LOWRANCE, Christie Palmer. Nature’s Ambassador. Schiffer Publishing, Atglen, 2013.